quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

10 informações e curiosidades que você nunca imaginou sobre a história do Brasil



Sabe-se apenas o nome de três das 13 caravelas da esquadra que descobriu o Brasil. São elas El-Rei, Anunciada e São Pedro.

A esquadra que trouxe a família real portuguesa ao Brasil era composta de oito naus, três fragatas, dois brigues, uma escuna de guerra, uma charrua de mantimentos e mais 20 navios. Ao todo, ela trouxe para o Rio de Janeiro 1,5 mil pessoas.

O nome completo de D. Pedro I era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Dom Pedro I teve oito filhos, sete do primeiro casamento e um do segundo. Além deles, o imperador teve outros seis filhos de relações extraconjugais.

Ainda sobre Dom Pedro I: ele enfrentou uma baita crise de diarreia no dia em que proclamou a independência do Brasil.

Dom Pedro II foi aclamado Imperador aos 14 anos de idade, permanecendo no poder até os 63 anos.

Os primeiros negros escravos foram trazidos para o Brasil no ano de 1538. Até a assinatura da Lei Áurea, entraram no país algo em torno de 15 milhões de escravos.

Muitos escravos compravam sua liberdade trabalhando como vendedores. Em 1750, uma carta de alforria chegava a custar 150 mil réis, preço maior do que o de uma residência simples, que custava 120 mil.

José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, propôs a abolição da escravidão no longínquo ano de 1 823. A ideia de José Bonifácio era abolir o tráfico e, em seguida, a libertação gradual dos escravos.

A Guerra do Paraguai dizimou três quartos da população desse país. De uma população de 800 mil pessoas, sobraram 200 mil. Do lado brasileiro, morreram 1864 homens.

Para mais curiosidades e informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário