quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

10 grandes e interessantes curiosidades sobre a Amazônia



O rio Amazonas despeja no oceano Atlântico num único dia mais água do que o rio Tâmisa em um ano. Um dos afluentes do Amazonas, o rio Negro possui mais água do que toda a água doce da Europa.

Só para se ter uma ideia quantidade de água doce despejada no Atlântico pelo Amazonas: a salinidade do mar é mais baixa do que o normal até 150 quilômetros mar adentro.

É possível encontrar tubarões e outros peixes do mar no rio Amazonas. Tubarões já foram vistos 400 quilômetros rio acima.

Embora possua 60% de sua cobertura em terras brasileiras, a floresta amazônica se estende por vários países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Equador. 

Das 483 espécies de mamíferos brasileiros, 324 vivem na Amazônia. Para se ter uma ideia, das 141 espécies de morcegos, 125 voam na região. A Amazônia também possui um terço dos insetos da Terra.

A maior parte dos animais da Amazônia pertencem a espécies que habitam a copa das árvores.

O menor primata do mundo, o sagui-leãozinho, é nativo da floresta amazônica. Ele tem 15 centímetros e pesa apenas 130 gramas.

Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da região amazônica.

Ainda existem tribos indígenas isoladas na região amazônica. Embora cada vez mais raras, algumas nunca tiveram contato com o homem branco.

Criado em 1986, o Parque Nacional do Jaú é o terceiro maior parque de floresta tropical do planeta. Só para se ter uma ideia da sua dimensão, o Jaú ocupa uma área maior do que a do estado de Sergipe (22.720 Km2).

Para mais curiosidades e informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário