quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

10 fatos sobre a Suécia que você provavelmente não sabia



Sverige/Suécia vem de Svearike, que significa Reino de Svear, povoado que ocupava o país no século IX

Chamada de Cruz Nórdica, a cruz da bandeira sueca é também vista nas bandeiras de Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia.

A Suécia ocupa o primeiro lugar do mundo no Índice de Democracia da revista The Economist e sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.

No norte do país, região do Círculo Polar Ártico, o sol nunca se põe durante o verão. Já no inverno, parece que a noite nunca tem fim.

Cerca de 85% da população sueca vive no sul do país, onde o clima é mais ameno. A cidade mais populosa é Estocolmo, a capital.

A rainha Silvia é filha de brasileira, morou no Brasil e fala fluentemente o português. Um detalhe que os corintianos vão adorar: Silvia é torcedora do Corinthians.

Sobrenomes terminados em “son” e seu equivalente “sen” são muito comuns na Suécia. “Son” significa “filho”. Mikael Jacobson, por exemplo, seria “Mikael, filho de Jacob”.

Muitos suecos consomem uma espécie de tabaco chamado snus (um tipo de tabaco oral úmido), que é colocado sob o lábio superior, em contato direto com a gengiva.

Como em alguns países da Europa, os suecos não costumam usar cortinas em casa. É muito comum encontrar casas sem cortinas e... descobrir tudo o que acontece lá dentro.

Um lembrete: sempre que for entrar na casa de um sueco, tire os sapatos antes. Para não passar vexame, veja se suas meias não estão furadas.

Para mais curiosidades e informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário