terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

10 curiosidades sobre astronomia que vão explodir sua cabeça



A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).

Os cientistas não sabem precisar quantas galáxias existem no universo observável, mas calculam que seja algo em torno de 2 trilhões (por baixo!). O número de estrelas varia de galáxia para galáxia, ficando entre 100 bilhões e 3 trilhões.

Se dermos um sumiço nos átomos, seres vivos, planetas, constelações, galáxias, tudo, tudinho mesmo, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original. 

A nossa galáxia, chamada Via Láctea, possui cerca de 200 bilhões de estrelas. Alguns astrônomos acreditam que esse número seja bem maior.

A Via Láctea e sua vizinha Andrômeda fazem parte do mesmo aglomerado galáctico, chamado de Grupo Local, com 30 membros. Segundo os astrônomos, Via Láctea e Andrômeda não só se chocarão formando uma só galáxia, como viajam pelo espaço na direção do aglomerado de Virgem, formado por centenas de outras galáxias.

A luz que vem do Sol demora cerca de 8 minutos para chegar na Terra. Pode parecer estranho, mas a luz de muitas estrelas levam milhares anos para chegar até  aqui. Se uma estrela que fica a 15 000 mil ano-luz explodir nesse momento, o evento só será visto da Terra daqui a 15 mil anos.

Existem cinco planetas-anões no nosso Sistema Solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Alguns cientistas, no entanto, suspeitam que esse número seja bem maior.

O Sol é 330 mil vezes maior que a Terra. Aliás, você sabia que o Sol possui 99,9% de toda a matéria do Sistema Solar?

Buracos negros possuem uma atração gravitacional tão forte que bastaria um do tamanho de uma bola de pingue-pongue para aniquilar a Terra.

A maior estrutura conhecida do universo é formada por um grupo de quasares alimentados por um buraco negro de elevada massa. Ela é tão grande que seriam necessário 4 bilhões de anos para atravessá-la na velocidade da luz.

Para mais curiosidades e informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário