sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

10 curiosidades sobre as bactérias que vão te surpreender



Se fosse possível colocar todos os seres vivos do mundo em uma balança, 80% do peso viria dos micro-organismos como as bactérias.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que as mulheres tem mais bactérias na palma da mão do que os homens. E, por falar em mãos, você sabia que existem, em média, cerca de 150 tipos diferentes desses micro-organismos vivendo sossegadamente nas suas mãos?

Acredite se quiser, mas existem 662 tipos de bactérias apenas no seu umbigo.

Um único espirro (isso mesmo, “apenas um espirro”) é capaz de espalhar cerca de 10 milhões de vírus – como o da gripe, por exemplo – e bactérias no ar.

As fezes são normalmente formadas por bactérias, água e alimentos que o organismo tem dificuldade para digerir. Cinquenta por centro do seu conteúdo é constituído de bactérias.

O cheiro ruim das fezes é produzido pelos compostos sulfurosos das bactérias nelas presentes. Quantas bactérias? Não se sabe exatamente, a única certeza é a de que são entre 150 a 500 tipos de bactérias.

Bactérias foram descobertas na borda de vulcões, sob as geleiras da Antártida e até nas nuvens. Uma pesquisa feita pela cientista Birgitt Sattler, da Universidade de Insbruck, Áustria, constatou a existência desses micro-organismos na atmosfera rarefeita e gelada dos alpes europeus. Foram colhidas 1.500 bactérias em apenas um mililitro de amostra.

Os telefones celulares possuem mais bactérias do que mouses, teclados, solas de sapatos e até vasos sanitários! Ele, no entanto, não chega nem perto do objeto mais contaminado da sua casa: a esponja de lavar louça.

Os registros fósseis de bactérias mais antigos datam de 3,7 bilhões de anos. Elas foram os únicos seres vivos a habitarem o planeta por cerca de 2 bilhões de anos.

Você sabe como o desodorante elimina o odor da transpiração? Impedindo que as bactérias se alimentem das substâncias orgânicas geradas pela transpiração. A maioria dos desodorantes possuem antimicrobianos que impedem o desenvolvimento de bactérias, eliminando o insuportável cheiro de suor.

Para mais curiosidades e informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário