sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

10 curiosidades interessantes sobre a cidade de Barcelona



O nome Barcelona deriva do antigo fenício Barkeno, que provavelmente deu origem à palavra latina Barceno, mais tarde Barcelona. Aliás, os créditos pela fundação de Barcelona pertencem aos romanos.

Barcelona é a capital e a maior cidade da região da Catalunha. Nem todo sabem, por isso, vai aí uma informação adicional: a Catalunha (ou Catalunya) é como se fosse outro país dentro da Espanha, com cultura e dialeto próprios. Além de Barcelona, as principais cidades da Catalunha são Terragona, Lérica e Girona. A Catalunha possui governo autônomo e Parlamento próprio.

Com 4,2 milhões de habitantes, a região metropolitana de Barcelona é a sexta mais populosa da União Europeia, perdendo apenas para Londres, Paris, Madrid, Milão e Vale do Ruhr (região da Alemanha formada pelas cidades de Essen, Dortmund e Duisburg, entre outras).

O maior porto do Mediterrâneo está em Barcelona. Aliás, Barcelona é também o maior polo industrial da Espanha.

A torcida do F. C. Barcelona é a maior da Europa, com cerca de 57 milhões de torcedores. Um dado interessante: o número de torcedores é maior do que toda a população da Espanha. Esses torcedores são chamados de culers.

Barcelona foi sede de alguns jogos da Copa do Mundo de 1 982 e dos Jogos Olímpicos de Verão de 1 992.

Desenhada pelo gênio Antonio Gaudí, a catedral da Sagrada Família é um dos principais pontos turísticos de Barcelona. Gaudí dedicou os últimos 15 anos de sua vida exclusivamente a essa obra. A obra começou em 1 883 e, segundo dizem, não será concluída antes de 2 025.

A santa padroeira da cidade é a Virgem da Mercè, cujo dia 24 de setembro é feriado. Outra santa bastante venerada é Santa Eulália, a antiga padroeira de Barcelona. Reza uma lenda que Santa Eulália chora no dia da Virgem da Mercè e, por isso, sempre chove em 24 de setembro.

Algo que todo turista deve saber sobre Barcelona (e quase toda a Espanha, para falar a verdade): quase todo mundo dorme entre 14h e 16h. A cidade praticamente para com a tradicional sesta catalã.

Essa é para turista nenhum perder: o Parc Güell, concebido por Gaudí. O nome do parque é uma homenagem a seu idealizador e financiador, o empresário catalão Eusebi Güell. Além de apreciar a obra de Gaudí, o turista ganhará de presente uma bela vista de Barcelona.

Para mais curiosidades e informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário