quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

10 curiosidades bastante interessantes sobre a Dinamarca



O nome oficial da Dinamarca é Kongeriget Danmark.

A Dinamarca é constituída pela província continental da Jutlândia e por 443 ilhas. Fazem ainda parte do país as Ilhas Feroé e a Groenlândia, ambas no Atlântico Norte.

A população da Dinamarca é de 5,5 milhões de pessoas, ou seja, menos da metade da população da cidade de São Paulo.

A maior parte da população fala o dinamarquês, uma língua germânica com fortes parentesco com o alemão, o sueco e o inglês. Um dinamarquês pode entender com facilidade o sueco e o norueguês. O contrário também é verdade: noruegueses e suecos entendem o dinamarquês.

Assim como boa parte da população da região da Escandinávia, os dinamarqueses são descendentes dos vikings.

A Dinamarca foi um dos poucos países da União Europeia que não adotou o euro como moeda. A moeda local é a coroa dinamarquesa.

Os verões dinamarqueses são amenos, com máximas em torno de 25º C. Mas é no inverno que a coisa pega. As temperaturas podem chegar a -10º C com facilidade. A precipitação de neve é comum.

Um detalhe: as estações do ano são muito bem distribuídas. No inverno, o sol amanhece às 9h e se põe às 16h. No verão, ele nasce às 5h e se põe às 23h.

As comidas típicas são: lombo suíno, pato assado e pão preto dinamarquês. O prato mais popular é a batata com arenque. A propósito, os dinamarqueses comem batata em quase todas as refeições.

A bebida típica da Dinamarca (assim como de toda a Escandinávia) é o aquavit, uma espécie de destilado de batata.

Para mais curiosidades e informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário