quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

10 informações e fatos interessantes sobre a Nova Zelândia



A Nova Zelândia é chamada de Aotearoa no idioma maori. Aotearoa significa “Terra da Grande Nuvem Branca”.

O país possui dois idiomas oficiais: o inglês e o maori. Detalhe: a maior parte da população fala inglês.

Os maoris habitavam a Nova Zelândia antes da chegada dos europeus. Acredita-se que esse povo tenha migrado da Polinésia para as terra neozelandesas há cerca de mil anos.

Com quase o mesmo tamanho do Japão, o território da Nova Zelândia é dividido entre duas grandes ilhas (Ilha Norte e Ilha Sul) e diversas ilhas menores.

A Ilha Sul é mais montanhosa do que sua vizinha Ilha Norte. Existem por lá cerca de 17 picos com 3 mil metros de altitude e 140 com mais de 2 mil metros. A maior montanha do país é o Monte Cook, com 3.754 metros de altitude.

A cidade neozelandesa de Wellington tem mais cafés e restaurantes per capita do que a gigante norte-americana de New York.

Na Nova Zelândia existe o único papagaio do mundo que não voa, o kakapo; e a única espécie de papagaio alpino, o kea.

Dirigida por Peter Jackson, a trilogia O Senhor dos Anéis foi totalmente filmada na Nova Zelândia. Detalhe: Peter Jackson é neozelandês.

Para terminar, uma pergunta: onde fica a velha Zelândia? A “velha Zelândia” é uma ilha chamada Zelândia na costa da Holanda/Países Baixos.

Você sabia que a constelação Cruzeiro do Sul, conhecidíssima dos brasileiros, também está presente na bandeira da Nova Zelândia (vide imagem acima)?

Para mais informações e curiosidades sobre esse assunto, vide Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário