segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

10 informações curiosas sobre os filmes de faroeste



Filmes de faroeste/western/bang bang não foram produzidos apenas nos Estados Unidos, mas em países como a Itália. Famosos no mundo todo, os westerns italianos receberam a alcunha de “western spaghetti”.

Os heróis de filmes de western são normalmente chamados de cowboys (caubóis, em português). Cowboys eram vaqueiros, homens que conduziam as boiadas no interior dos Estados Unidos. No cinema, são retratados como indivíduos de origem europeia, mas... Alguns pesquisadores, no entanto, acreditam que os verdadeiros cowboys eram negros, índios e mestiços.

Um dos primeiros filmes de western/faroeste da história foi The Great Train Robbery (O Grande Roubo do Trem), de 1 903. The Great Train Robbery foi o primeiro filme a utilizar ambientação externa e a ser filmado em vários locais. As pessoas se assustaram com a cena em que, aparentemente, um dos personagens dispara uma arma na direção plateia.

O primeiro western “épico” foi The Covered Wagon (tradução: A Carruagem/Diligência), de 1 923. Os primeiros grandes diretores foram D. W. Griffith, Cecil B. DeMille e John Ford.

Um dos maiores diretores do gênero foi John Ford (com o detalhe de que ele trabalhou em outros tipos de produções), que filmou Fort Apache, Rio Grande, Terra Bruta, Marcha de Heróis e o clássico No Tempo das Diligências.

Outro grande diretor foi Sam Peckimpah, responsável por filmes como Meu Ódio Será Sua Herança, que lhe rendeu um Oscar de melhor roteiro.

O primeiro grande ator foi John Wayne, que estreou no cinema justamente num filme no estilo faroeste: The Big Trail (A Grande Jornada), de 1 930. Wayne trabalhou em produções como O Pistoleiro, Rio Lobo, Marcha de Heróis, O Morro dos Maus Espíritos, Caminhos Ásperos, Jamais Foram Vencidos, Coração de Aço, Jake Grandão e No Tempo das Diligências, além de outros.

O mais famoso cowboy do cinema e da TV foi Roy Rogers, pseudônimo do ator e cantor norte-americano Leonard Franklin Slye. Com mais de 100 filmes de faroeste no curriculum, Slye percorria os Estados Unidos fazendo apresentações como seu personagem. O programa de TV Roy Rogers Show permaneceu nove anos em cartaz na TV estadunidense.

O faroeste italiano, ou “western spaghetti”, fez grande sucesso nos anos 60 e 70 não só na Itália como fora dela. Ajudou a revelar astros do cinema como Giuliano Gemma, Terence Hill e Bud Spencer.

Saiba mais sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário