sábado, 14 de janeiro de 2017

10 informações bastante curiosas sobre o mito de Che Guevara



O nome completo do argentino Che Guevara era Ernesto Guevara da la Serna. “Che” é uma espécie de gíria argentina que significa “cara” – o próprio Che usava essa gíria para todas as pessoas com quem falava.

Na companhia do amigo Alberto Granado, o jovem Ernesto percorreu quase toda a América do Sul numa moto chamada La Poderosa. A viagem de Granado e Guevara foi retratada no filme Diários de Motocicleta, do cineasta brasileiro Walter Salles.

Nem todos os simpatizantes de Guevara sabem, mas ele tinha mania de escrever diários. Sua viagem pela América do Sul foi fielmente contada nos diários. Aliás, Guevara manteve o costume de escrever em diários até os seus últimos dias.

Outra curiosidade que nem todos os simpatizantes sabem: o revolucionário Guevara era formado em medicina.

Com a queda do ditador Fulgencio Batista e tomada do poder pelos revolucionários liderados por Fidel Castro, Che acaba se tornando a segunda personalidade mais importante de Cuba. Aliás, ele ainda é muito venerado por lá. É possível encontrar referências a Guevara de leste a oeste da ilha.

A imagem acima (a mais reproduzida da história) foi feita pelo fotógrafo cubano Alberto Korda em 5 de março de 1 960 durante uma homenagem aos mortos durante uma explosão em Havana.

Você sabia que Che Guevara foi homenageado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul pelo presidente brasileiro Jânio Quadros (aquele mesmo que renunciou e, sem querer, abriu o caminho para o golpe militar de 1 964)?

Os despojos de Che só foram encontrados cerca de 30 anos após a sua morte, na localidade boliviana de Vallegrande. Levados para Cuba, foram identificados através de DNA e hoje repousam num mausoléu construído em sua homenagem.

Che Guevara era um excelente enxadrista.

Quando adolescente, era chamado de “Chancho” (porco) porque não era muito chegado em tomar banho com frequência.

Conheça mais curiosidades e informações sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário