terça-feira, 17 de janeiro de 2017

10 fatos curiosos sobre o Sítio do Picapau Amarelo, a principal obra de Monteiro Lobato



O nome completo de Dona Benta é Benta Encerrabodes de Oliveira. Aliás, você sabia que o nome verdadeiro de Narizinho é Lúcia?

O porco Rabicó ganhou esse nome por que tinha o rabo pequeno.

Tia Nastácia é retratada como boa contadora de histórias e excelente quituteira. Chegou até a cozinhar para São Jorge na Lua.

O Visconde de Sabugosa ajudou a descobrir petróleo nas terras de Dona Benta.

O Sítio do Picapau Amarelo sofreu várias adaptações para a TV. A primeira foi exibida em 1951 pela extinta TV Tupi, a mais famosa foi apresentada na Globo entre 1977 e 1985, a última foi levada ao ar pela Globo em 2001.

Em 2012 estreou na Rede Globo uma versão em desenho animado do Sítio do Picapau Amarelo.

A série exibida pela Globo entre os anos 70 e 80 fez tanto sucesso que gerou um grande número de produtos licenciados: brinquedos, gibis, trilha sonora em LP, álbuns de figurinha…

Essa versão teve episódios escritos por alguns dos mais consagrados escritores e roteiristas de novelas do Brasil como Sylvan Paezzo, Marcos Rey e Benedito Ruy Barbosa.

Você sabia que a atriz Reny de Oliveira, uma das intérpretes da boneca Emília, posou nua para a revista Playboy em 1984?

O Sítio do Picapau Amarelo realmente existe!! Quem quiser, pode conhecê-lo na cidade de Taubaté (entre Rio de Janeiro e São Paulo). As visitas são gratuitas. Os turistas podem tirar fotos com os personagens, assistir a peças baseadas nas histórias de Monteiro Lobato, visitar o museu em homenagem ao escritor e participar de diversas atividades. Para maiores informações acesse: http://www.museumonteirolobato.com.br/.

Para mais informações e curiosidades sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário