segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

10 fatos curiosos e peculiaridades sobre Vinicius de Moraes



Marcus Vinicius de Moraes nasceu no bairro carioca do Jardim Botânico em 19 de outubro de 1913.

Escreveu o primeiro poema aos 9 anos de idade, dedicado a uma menina chamada Cacy. Batizado de O Caminho para a Distância, seu primeiro livro de poesia foi lançado quando ele contava 20 anos.

Trabalhou como vice-cônsul nos Estados Unidos. Passou cinco anos sem voltar ao Brasil. Mas foi afastado das funções diplomáticas durante o regime militar. Motivo: Vinicius era boêmio, fã de carteirinha do cigarro e do uísque.

Vinicius chegou a estudar cinema (detalhe: em Los Angeles, a capital mundial do cinema) com ninguém menos que Orson Welles, diretor do clássico Cidadão Kane.

Sua música mais famosa é, sem dúvida, Garota de Ipanema, composta em parceria com Tom Jobim. Garota de Ipanema é considerada a segunda música mais tocada no mundo, perdendo apenas para Yesterday, dos Beatles. Foi cantada até por Madonna e Amy Winehouse.

Acredite se quiser, mas existem mais de 170 versões de Garota de Ipanema, cujo nome original era Menina que Passa.

De início, ninguém sabia quem era a inspiração para Garota de Ipanema. Só anos depois do lançamento da música que Vinicius revelou ser Helô Pinheiro, mãe da apresentadora Ticiane Pinheiro, a verdadeira inspiração.

De autoria de Vinicius de Moraes, a peça de teatro Orfeu da Conceição é baseada no mito grego de Orfeu. A trilha sonora foi composta em parceria com Tom Jobim.

A peça Orfeu da Conceição foi adaptada duas vezes para o cinema. Com o nome de Orfeu Negro, a primeira adaptação ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1959 e o Oscar de 1960.

Vinicius tinha mania de ler, escrever e fazer composições sentado numa banheira. Para não molhar os papéis, colocava uma tábua sobre as bordas da banheira e sobre ela trabalhava por horas a fio. O lugar preferido de sua casa era justamente o banheiro. Nele, Vinícius trabalhou, produziu e criou obras geniais.

Veja outras curiosidades e informações sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário