quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

10 curiosidades sobre um gênio chamado Michelangelo



O nome completo do pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano Michelangelo era Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni.

Ao contrário do que pensa o senso comum, Michelangelo não pintou os afrescos da Capela Sistina sozinho. Ele contou com dez ajudantes para realizar o trabalho.

Antes de cada pincelada nas figuras da Capela Sistina, Michelangelo chegava a fazer até sete rascunhos. Só pintava a imagem quando ficava plenamente satisfeito.

Poucas pessoas perceberam um detalhe na cena em que os dedos de Deus e Adão se tocam, a mais famosa da Sistina: a presença de Eva. A esposa do primeiro homem, segundo a Bíblia, está protegida pelo braço esquerdo de Deus.

Acredita-se que Michelangelo Buonarroti e Leonardo Da Vinci tivessem sido desafetos, ou seja, nunca tenham se bicado. 

Acredita-se também que tanto Da Vinci quanto Michelangelo eram homossexuais. Além de meticuloso ao pintar nus masculinos, Michelangelo era apaixonado por um jovem da nobreza chamado Tommaso Cavalieri. Ele teria ainda deixado muito poemas com uma carga homoerótica bastante expressiva. Aliás…

Você sabia que Michelangelo também era poeta? O artista deixou em torno de 300 poemas para a posteridade.

Por ridicularizar um colega da escola de Lorenzo de Médici, Michelangelo levou um forte soco no nariz. A agressão deixou o artista com um nariz de aparência “achatada”, que sempre chamava a atenção das pessoas por onde passava.

Esculpida por Michelangelo, a estátua de Davi é uma das mais importantes obras do Renascimento. Possui mais de 5 metros de altura e levou 3 anos para ficar pronta. Ela é tão famosa que existem inúmeras cópias em toda a Itália.

Seus restos mortais estão enterrados na igreja de Santa Croce, na cidade italiana de Florença, a mesma onde estão sepultados Galileu, Rossini e Maquiavel.

Veja mais informações e curiosidades sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário