domingo, 29 de janeiro de 2017

10 curiosidades sobre a cidade de Nova York que vão surpreendê-lo



Nova York foi fundada por colonos holandeses com o nome de Nova Amsterdã. Só recebeu o atual nome após a conquista inglesa de 1664. O York veio do nobre inglês James Francis Edward Stuart, Duque de York.

A cidade de Nova York faz parte do estado de Nova York, mas, ao contrário do que muitos imaginam, não é a sua capital. A capital do estado de Nova York é a cidade de Albany.

Nova York é a terceira maior cidade das Américas em população, perdendo apenas para a Cidade do México e São Paulo.

O distrito de Manhattan possui um dos três maiores aglomerados de edifícios do mundo. Os outros dois são Hong Kong e São Paulo.

A Broadway é o distrito dos teatros da ilha de Manhattan. São, ao todo, 39 casas de espetáculos com mais ou menos 500 lugares. Entre as peças que já fizeram sucesso na Broadway estão Evita, Miss Saigon, Moulin Rouge, O Fantasma da Ópera, Cats, O Rei Leão, Cabaret, Os Miseráveis, Chicago, Rent e  A Bela e a Fera.

O nome oficial da Estátua da Liberdade é A Liberdade Iluminando o Mundo. Ela foi um presente da França em homenagem aos 100 anos da Independência dos Estados Unidos. Foi projetada pelo escultor francês Fréderic Bartholdi. Um detalhe: entre os assistentes de Bartholdi estava o engenheiro francês Auguste Eiffel.

Você sabia que 36% da população nasceu fora e que são falados nada mais, nada menos que 170 idiomas em Nova York? É gente do mundo todo mesmo!

Quer ter uma ideia da diversidade cultural de Nova York? Tome um táxi e, caso “arranhe” o inglês, pergunte a nacionalidade do taxista. Ele provavelmente será paquistanês, ou indiano, ou polonês, ou cubano… Eles vem de mais de 100 países. Aliás, os famosos táxis amarelinhos de Nova York adotaram essa cor no início da década de 1970.

A cidade é separada de Nova Jersey pelo rio Hudson. O interessante é que Nova Jersey não faz parte do Estado de Nova York, mas de Nova Jersey.

O metrô novaiorquino é um dos mais antigos do mundo. Inaugurado em 1904, ele é até hoje um dos cenários preferidos dos cineastas que rodam na cidade. Somente entre os anos de 1 970 e 1 975 o metrô foi cenário de 36 filmes. São tantas produções que hoje existe uma estação abandonada na linha 6 que é usada só para filmagens.

Veja mais curiosidades e informações sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário