terça-feira, 10 de janeiro de 2017

10 curiosidades que você precisa saber sobre o Espírito Santo



O Espírito Santo é o quarto menor estado do Brasil, maior apenas que Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro.

A primeira cidade foi a Vila do Espírito Santo (atual Vila Velha), que deu nome à capitania, à província e ao estado. Ela foi também a primeira capital regional.

Um dos poucos estados brasileiros onde a capital não é a maior cidade é o Espírito Santo. A maior cidade capixaba é Serra.

Vitória é uma das três capitais-ilhas do Brasil, ao lado da maranhense São Luís e da catarinense Florianópolis.

Poucas pessoas sabem, mas o Espírito Santo foi um dos estados brasileiros que mais recebeu colonos alemães. Ele possui também um grande contingente de descendentes de italianos.

Enquanto o litoral capixaba é plano, o interior é montanhoso. O estado abriga algumas das montanhas mais altas do Brasil.

Localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a Serra do Caparaó abriga o terceiro pico mais alto do país: o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Um dos produtos artesanais mais representativos do estado é a panela de barro. A fabricação da panela passa de geração para geração, de pai para filho. É numa panela de barro que convém servir o prato capixaba mais conhecido: a moqueca capixaba.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, Vitória é a segunda capital com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, depois de Florianópolis. Ainda de acordo com a FGV, ela é também a nona melhor cidade para se trabalhar.

As cores da bandeira do Espírito Santo simbolizam as cores das vestes de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital, Vitória. O lema "Trabalha e Confia" foi inspirado na doutrina de Santo Ignácio de Loyola: "Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus".

Veja mais informações e curiosidades sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário