segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

10 coisas que você devia aprender sobre as florestas de todo o planeta


As florestas cobrem 30% do solo do planeta. Parece muito, mas hoje elas ocupam uma área 1/3 menor do que ocupavam na época do surgimento da agricultura.

A maior floresta tropical do mundo (e do Brasil) é a floresta amazônica. Mas, acredite, ela não é a maior. A maior é a floresta boreal que cobre quase todo o norte do planeta.

Conhecida como taiga, a floresta boreal é formada por árvores coníferas típicas de lugares mais frios. A taiga é comumente encontrada no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia e norte do Japão.

As sequoias estão entre os maiores seres vivos do planeta. São também algumas das plantas com maior longevidade. Já foram descobertas árvores com mais de 4 mil anos de idade. As sequoias são encontradas principalmente na costa oeste dos Estados Unidos.

O país com a maior cobertura florestal é a Rússia, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, 22% da área florestal do planeta.

A Mata Atlântica é a segunda maior extensão de florestas tropicais do Brasil. Já ocupou 1,3 milhão de quilômetros quadrados, mas hoje reduz-se a apenas 12% disso.

O Brasil é o país com a flora mais rica do planeta. Dizem que existe por aqui cerca de 50 mil espécies. Só a  Amazônia possui 2.500 espécies de árvores.

Embora possua 60% de sua cobertura em terras brasileiras, a floresta amazônica se estende por vários países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Equador. 

Das 483 espécies de mamíferos brasileiros, 324 vivem na Amazônia. Para se ter uma ideia, das 141 espécies de morcegos, 125 voam na região. A Amazônia também possui um terço dos insetos da Terra.

Localizadas no Sul do Brasil, as florestas de araucárias são também chamadas de florestas ombrófilas mistas.

Para mais informações e curiosidades sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário