terça-feira, 6 de dezembro de 2016

10 informações curiosas sobre os povos celtas



Os povos celtas surgiram por volta de 500 a.C., mas recentes descobertas arqueológicas dão a crer que sua origem é ainda mais antiga do que se pensava. Povos “protoceltas” habitavam a Europa desde 900 ante de Cristo.

Os celtas ocuparam vastas regiões da Europa (do Norte de Portugal à atual Anatólia), embora sem constituir propriamente um império. Eram divididos em tribos que  tinham em comum  os costumes, a língua e a religião.

Os historiadores são unânimes sobre a origem dos celtas. Segundo eles, os povos celtas surgiram na região de Harz, que corresponde à atuais Baixa Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia, na Alemanha.

O termo celta refere-se a todos os povos que falavam (ou ainda falam) as línguas celtas, entre os quais os gaélicos, gálatas, bretões e gauleses.

Os bretões habitavam a antiga Britânia – atual Grã-Bretanha – e a Bretanha, região do Norte da França.

Os gálatas habitavam a região chamada pelos romanos de Galácia, localizada no centro da atual Turquia. Eram descendentes de tribos gaulesas oriundas do oeste europeu. Hoje em dia, são mais lembrados pelas epístolas do apóstolo Paulo aos gálatas.

Os galegos são um povo de origem celta e ibérica que habita a região da Galiza (ou Galícia, em português), norte da Espanha. Seus habitantes são chamados de galegos. As principais cidades da Galiza são Santiago de Compostela, La Coruña e Vigo.

Por falar em galegos, você sabia que o gentílico galego é usado em algumas regiões do Brasil para se referir a pessoas loiras e de olhos claros?

Gauleses eram os antigos habitantes da Gália, região que hoje corresponde a boa parte do território francês. Aliás...

Existem duas origens possíveis para o termo gaulês, ambas de raiz céltica. A primeira vem de “galu”, palavra que designa “poder”; a segunda, de “gal”, que evoca uma “população estrangeira”.

Para mais informações, acesse: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário