quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

10 curiosidades sobre a TV Tupi, a primeira emissora do Brasil



A primeira emissora de televisão da América do Sul foi a TV Tupi, inaugurada em São Paulo em 18 de setembro de 1950. A Tupi era propriedade do Diários Associados, grupo empresarial do magnata Assis Chateaubriand.

No início, o logotipo da TV Tupi era representado por um indiozinho Tupiniquim.

A Tupi tinha na época da inauguração apenas três horas de programação diária, começando sempre a partir das 20h.

A primeira pessoa a possuir um aparelho de TV no Brasil foi uma senhora chamada Vera Faria que, por sinal, era secretária de Assis Chateaubriand.

Na época de Chateaubriand, o grupo Diários Associados era o maior conglomerado de mídia da América Latina, reunindo diversas empresas entre jornais, revistas, emissoras de rádio e emissoras de televisão. Uma das revistas mais famosas era O Cruzeiro.

Além de empresário, Assis Chateaubriand exerceu cargos políticos e foi um grande incentivador das artes. Foi ele que, em parceria com Pietro Maria Bardi, construiu o Museu de Arte de São Paulo – MASP.

O gênero telenovela surgiu no Brasil em 1951 com Sua Vida Me Pertence, exibida na Tupi. Sua Vida Me Pertence permaneceu no ar de novembro de 1951 a fevereiro de 1952. Como não existia videotape na época, os capítulos eram exibidos ao vivo duas vezes por semana.

O primeiro telejornal da televisão brasileira foi o Imagens do Dia. Ele nasceu com a Tupi e durou somente um ano.

O primeiro humorístico foi Rancho Alegre, programa que durava apenas 20 minutos. Assim como toda a programação, Rancho Alegre era exibido ao vivo.

A primeira transmissão de futebol no Brasil também foi feita pela TV Tupi. A partida entre Palmeiras e São Paulo foi transmitida no dia 15 de outubro de 1950.

Para mais informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário