sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

10 curiosidades sobre a Mata Atlântica e suas espécies endêmicas



A Mata Atlântica foi batizada com esse nome exatamente por que acompanhava quase todo o litoral do Brasil.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Hoje, restam apenas 7% dos 1,3 milhão de quilômetros quadrados da floresta original – concentrados, em sua maior parte no Sudeste do país.

A Mata Atlântica foi – e ainda é – um dos biomas mais ricos em biodiversidade e com um dos mais altos índices de endemismo (espécies que se desenvolvem numa região restrita) do planeta.

Por falar em endemismo, você sabia que das 20 mil espécies de plantas da Mata Atlântica, 8 mil só existem lá? E que, das 1.807 espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, 389 são endêmicas?

A maior diversidade de árvores do mundo está na Reserva Biológica de Una (uma reserva da Mata Atlântica), no sul da Bahia, com 450 espécies diferentes em apenas 1 hectare de floresta.

Quais as plantas mais representativas (ou plantas-símbolo) da Mata Atlântica? As bromélias e as orquídeas. E os animais? O papagaio-de-cara-roxa e o mico-leão dourado.

A árvore mais derrubada foi o pau-brasil, mas outras espécies foram exploradas até chegar à beira da extinção. São elas: o palmito, a sucupira, o jacarandá, a peroba, a canjarana, o tapinhoã e o pequi, entre outras.

O primeiro parque brasileiro foi o Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937. Segundo dados do WWF, o Itatiaia abriga 360 espécies de aves (incluindo gaviões, codornas e tucanos) e 67 espécies de mamíferos (como a paca, macacos e preguiças).

Uma das mais intocadas e fascinantes reservas da Mata Atlântica original está na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Só a região no Vale do Ribeira, no Sul do estado de São Paulo, abriga mais de 2,1 milhões de hectares de florestas, 150 mil de restingas e 17 mil de manguezais.

A Mata Atlântica acompanhava quase toda a faixa litorânea brasileira, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Ocupava também parte dos territórios dos atuais Paraguai, Uruguai e Argentina. Era a maior área de floresta tropical do Brasil, atrás apenas da Amazônia.

Para mais informações e curiosidades sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário