quarta-feira, 9 de novembro de 2016

10 tópicos que ajudarão a saber mais sobre o estado de Goiás


Goiás é o nono estado mais rico do Brasil, além do mais populoso do Centro-Oeste.

Você sabia que Goiás e Tocantins formaram um único estado no passado? A emancipação de Tocantins ocorreu em 1988. Sua capital é Palmas.

A capital do estado de Goiás é Goiânia.

Goiânia é uma das 10 capitais com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, na frente de cidades importantes como o Rio de Janeiro.

Goiânia fica a cerca de 200 quilômetros de outra importante região metropolitana brasileira: Brasília. Juntas as cidades entre a capital nacional e a capital de Goiás, abrigam quase 5 milhões de brasileiros.

O que mais chama a atenção dos turistas que visitam Goiânia (principalmente os que vivem em regiões mais montanhosas como a Serra Fluminense, a Serra Gaúcha e a Grande São Paulo, cabe aqui salientar) é a geografia plana da cidade.

A Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, foi capital do estado até a fundação de Goiânia em 1937.

Usado antigamente como ingrediente na produção de sabão, o pequi é a fruta-símbolo do estado de Goiás. Apreciado na culinária local, ele é utilizado no preparo de compotas, sobremesas e pratos salgados. O prato mais famoso é o arroz com pequi.

A maior estância hidrotermal do mundo é a cidade goiana de Caldas Novas. Suas águas quentes atraem turistas de praticamente todo o país. Além de Caldas Novas, a região das águas quentes de Goiás inclui ainda as cidades de Jataí e Lagoa Santa. A água que brota do solo em elevadas temperaturas alimenta as duchas, os poços, as piscinas de hotéis e os parques aquáticos locais.

Não se sabe ao certo a origem do nome Goiás. Acredita-se, no entanto, que tenha se originado da tribo dos goyazes, antigos habitantes da região.

Mais informações em nosso site associado: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário