segunda-feira, 14 de novembro de 2016

10 informações curiosas e esclarecedoras sobre o que é o açúcar


Antes do açúcar conquistar o mundo, as pessoas adoçavam os alimentos com mel ou cana.

Os maiores produtores de açúcar do mundo são: Brasil, China, Índia, União Europeia e Tailândia.

O açúcar bruto, extraído do chamado mel-de-engenho e com coloração entre o marrom e o amarelo, é o açúcar mascavo.

O demerara é um açúcar cristalizado, que passa por um refinamento mais leve. Não recebe aditivos químicos e possui cor parecida com o mascavo.

O refinado é o açúcar branco que nós conhecemos. É inicialmente marrom, mas recebe aditivos químicos que o tornam branco. Não possui quase nenhum nutriente.

Já o cristal passa por apenas um processo de refinamento. Os cristais são grandes e transparentes e são difíceis de serem dissolvidos.

Diabetes é uma palavra de origem grega que significa “fluir por”, “passar por”, uma referência a sede excessiva e a urina abundante em pessoas que tem a doença. Aliás, o nome científico da diabetes é diabetes mellitus. Para quem não sabe, mellitus é uma palavra latina que significa “doce”.

Existe atualmente mais de 350 milhões de pessoas com diabetes no mundo todo. Um detalhe interessante: quase metade não sabe que tem a doença.

O açúcar é um dos principais responsáveis pela formação da cárie dentária (a destruição do tecido do dente causada por bactérias). Por isso, além de moderar no consumo do produto, devemos escovar sempre os dentes. Escovação é sinônimo de dentes sadios.

Além de diabetes e cárie dentária, o açúcar é um dos principais vilões da arteriosclerose, da hipoglicemia e da obesidade. O mundo nunca consumiu tanto açúcar quanto agora (e nunca foi tão obeso!). Segundo a OMS, 400 milhões de pessoas em todo o mundo são obesas e 1,6 bilhão estão acima do peso

Para mais informações sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário