segunda-feira, 21 de novembro de 2016

10 informações curiosas e interessantes sobre a Bíblia

Bíblia é uma palavra de origem grega cujo significado é “rolo” ou “livros”. Ela vem de Biblos, provavelmente por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiros utilizados na produção de livros.

Foi São Jerônimo quem chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". Ele traduziu a Bíblia para o latim. Um detalhe interessante: São Jerônimo é o padroeiro dos bibliotecários e tradutores.

Acredita-se que a Bíblia tenha sido escrita ao longo de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.

A Bíblia é dividida em duas partes: Antigo Testamento, com 39 livros, e Novo Testamento com 27 livros. Porém…

A Bíblia protestante possui sete livros a menos do que a Bíblia católica. São eles: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico.

O Pentateuco (os primeiros cinco livros bíblicos: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) é quase do tamanho do Novo Testamento

O Pentateuco cristão corresponde à Torá dos judeus.

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. O Novo Testamento, por sua vez, foi originalmente escrito em grego.

A verdade é que foram usados três idiomas diferentes na escrita da Bíblia: o hebraico, o grego e o aramaico.

Acredita-se que o Pentateuco foi escrito por Moisés e os Salmos por Davi. A verdade, porém, é que foram escritos por mãos diferentes. Não tiveram apenas um, mas vários autores.

Para mais curiosidades sobre esse assunto, acesse: Mais Que Curiosidades


Nenhum comentário:

Postar um comentário