quinta-feira, 17 de novembro de 2016

10 fatos peculiares e informações curiosas sobre o Chile



O território chileno faz parte do chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, região no entorno do Oceano Pacífico sujeita a vulcanismo e terremotos. Aliás, o terremoto mais forte registrado até hoje ocorreu no Chile, em 1960. 

A bandeira chilena é quase idêntica ao do estado norte-americano do Texas.

Ao lado do Brasil e da Argentina, o Chile foi um dos países latino-americanos que mais recebeu imigrantes de origem europeia. Mais de 90% da população local possui antepassados na Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Portugal e de outros países como França.

O deserto mais árido do mundo fica no Chile. Alguns estudiosos afirmam que uma área do Deserto de Atacama passou incríveis 571 anos sem ver uma gota de chuva. Outro detalhe sobre o Atacama: as temperaturas podem varias de 40º Celsius ao dia a 0º Celsius à noite. 

A maior mina a céu aberto do mundo é a chilena Chuquicamata. Ela é uma gigantesca cratera com quatro quilômetros de comprimento e 2 de largura, com profundidade de 780 metros. Ela trabalha as 24 horas do dia e de lá saem 1.000 toneladas diárias de minério de cobre.

Segundo o Guiness Book (o conhecido livro dos recordes), a maior piscina do mundo fica no Chile. Localizada no resort San Alfonso Del Mar, a piscina tem nada mais nada menos do que 1 Km de extensão, 250 mil m3 de água e capacidade de 6.000 piscinas normais de fundo de quintal.

Alguns dos melhores vinhos do mundo são produzidos no Chile. 

O Chile foi o único país da América Latina a participar da primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896, na cidade de Atenas. No entanto, a primeira medalha de ouro do país viria apenas 108 anos depois na mesma cidade de Atenas (Jogos Olímpicos de 2004).

Apesar da sua localização na Polinésia (ou seja, em um dos pontos mais distantes do Oceano Pacífico em relação a América do Sul), a Ilha de Páscoa faz parte do território chileno.

Não é obrigatório visto e passaporte para entrar no Chile e Argentina, bastando o RG brasileiro. Mesmo assim, recomenda-se que leve o passaporte.

Veja mais informações em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário