sábado, 5 de novembro de 2016

10 fatos interessantes e curiosos sobre a Suíça



A Suíça é uma República federativa formada por 26 estados – ou cantões. Os cantões mais conhecidos são Berna, Genebra, Basileia, Lucerna, Friburgo e Zurique.

Por estar localizada no centro da Europa, a Suíça não possui litoral. Em compensação, possui vastos e belíssimos lagos como o Lago dos Quatro Cantões, Lago Leman, Lago Maggiore, o Lago Neuchâtel e o Lago de Zurich.

A Suíça é um país densamente povoado, com 186 habitantes por quilômetro quadrado. A explicação é simples: além de pequeno, o país é montanhoso. Os Alpes ocupam cerca de 60% do seu território.

A Suíça possui quatro línguas oficiais, a saber: alemão, francês, italiano e romanche. O alemão é a língua com maior número de falantes (62% da população) e o romanche, a que possui a menor quantidade (menos de 1%).

A Suíça não é membro da União Europeia. Os custos de manutenção da Comunidade Europeia e a histórica neutralidade suíça são os principais entraves à entrada do país no bloco.

Apesar da Suíça não fazer parte da União Europeia, os cidadãos dos países vizinhos podem entrar em seu território sem precisar de visto.

A Suíça é sede de diversas organizações internacionais, entre elas a Organização Mundial do Comércio, a Cruz Vermelha Internacional, o Fórum Econômico Mundial e a FIFA.

Você sabia que Zurique e Genebra estão entre as cinco cidades do mundo com maior porcentagem de pessoas ricas?

Você sabia que Zurique e Genebra, capitais dos cantões de mesmo nome, já foram apontadas pela ONU como as cidades com melhor qualidade de vida do mundo? Sabia que, também não faz muito tempo, a Suíça foi considerada um dos melhores lugares para nascer?

A última curiosidade: a bandeira do país não tem formato retangular como na imagem acima. A Suíça é o único país do mundo com bandeira quadrada (o formato retangular foi aqui postado por razões “estéticas”).

Veja mais em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário