quinta-feira, 10 de novembro de 2016

10 fatos e curiosidades sobre o trigo, o segundo alimento mais consumido do mundo


O trigo é uma gramínea da família Poaceae, da qual fazem parte a aveia, a cevada, o centeio e o arroz. Acredite se quiser, mas tanto o trigo quanto o arroz são parentes da grama (essa mesma que você costuma pisar em parques e jardins).

Alguns especialistas contaram cerca de 12 mil variedades de trigo, mas outros vão além. Segundo eles, existem 30 mil variedades.

O trigo é o segundo tipo de alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para  o leite e seus derivados (queijos, iogurtes etc).

Cerca de 50% do trigo consumido no Brasil é usado na fabricação de pães.

Um dos alimentos feitos com a farinha do trigo é o pão. Já se utilizavam processos de fermentação do pão 2 mil anos antes de Cristo.

Algumas pessoas são alérgicas ao glúten, uma espécie de proteína presente no trigo e em outros tipos de cereais e tubérculos.

Você sabia que existe um tipo de cerveja produzida com o malte do trigo? Chamada de weissbier, ele chegou a ser produzida no Brasil com a marca Bohemia.

O feno é uma forragem usada como alimento do gado e preparada com leguminosas e gramíneas – o que inclui o trigo.

O gérmen de trigo é parte nobre do grão do trigo (o seu embrião, a parte germinativa da planta). É largamente utilizado como suplemento alimentar.

O joio é uma planta da mesma família Poaceae e é também chamado de “falso trigo”. Se for colhido e processado junto do trigo, pode comprometer a qualidade do produto. É por isso que se deve “separar o joio do trigo”.


Para mais informações sobre esse assunto: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário