terça-feira, 8 de novembro de 2016

10 fatos curiosos e surpreendentes sobre a Escócia



A Escócia é ao lado de Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte um dos países que formam a chamada Grã-Bretanha, também conhecido como Reino Unido.

As “Highlands” são as terras altas da Escócia, uma região montanhosa situada ao norte da principal ilha da Grã-Bretanha. Sua maior atração turística é o lago Ness (ou Loch Ness, como é por muitos conhecidos).

As principais cidades da Escócia são Glasgow, Edimburgo e Aberdeen. Glasgow, a maior cidade, possui em torno de 600 mil habitantes.

Enquanto na maioria dos países os ruivos representam apenas 1% da população branca, na Escócia esse índice chega a 7%. É a maior proporção de ruivos do mundo. Em Edimburgo ocorre a Ginger Pride Parade (Parada do Orgulho Ruivo), a única parada de pessoas de cabelos vermelhos do mundo.

Durante o verão a cidade de Edimburgo promove um dos mais importantes festivais culturais da Europa: o Festival de Edimburgo. Não se trata de um único festival, mas de uma série de eventos de teatro, dança, cinema, música, literatura e até de bandas militares. São mais de 2,5 mil eventos.

A Escócia é uma espécie de país dos castelos. Dizem que num passado não muito remoto, ela chegou a possuir 3 mil castelos, alguns ainda de pé. Os mais visitados pelos turistas são o castelo de Edimburgo, o castelo de Eilean Donan, o palácio de Falkland e o palácio de Holyrood.

O saiote entre nós conhecido como kilt é um dos símbolos da Escócia. Mas, acredite se quiser, ele não foi inventado pelos escoceses, mas por irlandeses.

Produzido com 100% de cevada maltada o uísque escocês é o mais famoso do mundo. Ele é exportado para diversos países, inclusive para o Brasil. Os rótulos mais conhecidos são Ballantine´s, Grant´s, Old Parr, White Horse, Buchanan´s, Glenfiddich, Dalmore e Red Label-Johnnie Walker. Detalhe: os escoceses estão longe de ser os maiores consumidores do produto. O maior consumidor é Singapura.

Entre os pratos servidos na Escócia podemos citar o haggis (um bucho de carneiro recheado com vísceras, bem parecido com a nossa buchada de bode), o tattie scone (uma espécie de panqueca de batata), o smoked salmon (salmão defumado servido em várias refeições) e a scott pie (uma torta de carne).

Por falar em animal mitológico, você sabia que o animal símbolo da Escócia é  o unicórnio?


Nenhum comentário:

Postar um comentário