domingo, 6 de novembro de 2016

10 deliciosas curiosidades sobre o macarrão



A palavra macarrão (macaronis) surgiu do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, e significa “achatar”. Detalhe: maccari vem do grego makar, que quer dizer “sagrado”.

A origem do macarrão do tipo espaguete é mais antiga do que se imagina. Ele teria surgido na China há cerca de 4 mil anos e provavelmente chegado à Europa através dos árabes.

O espaguete era tão popular na Europa do século XVIII que aristocratas ingleses chegavam a viajar para a Itália só para comer a massa, vendida em barracas no meio da rua.

Por falar nisso, você sabia que existem 500 variedades de macarrão na Itália?

Existem vários tipos de macarrão: os de formato longo (espaguete, talharim, ninho, canudo e linguine), os retorcidos ou furados (parafuso), os grossos (penne) e os chatos (massa para lasanha).

Uma pesquisa realizada no Japão no início do ano 2000 considerou o macarrão instantâneo o maior invento japonês do século XX. Aliás...

Você sabia que existem mais de mil tipos de macarrão instantâneo no Japão?

A produção mundial de macarrão instantâneo é de 85,6 bilhões de porções por ano (dados de 2006). O maior consumidor mundial é a China.

A massa deve estar al dente – nem muito dura, nem muito mole. Se cozinhar demais, ela perde o sabor e fica gosmenta. 

Por que se deve cozinhar o macarrão em água que já está fervendo? Por dois motivos: para impedir que as substâncias da massa (sais minerais, por exemplo) se dissolvam e para não deixar que ela grude (o que é feito com a ajuda do óleo).

Veja mais em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário