quarta-feira, 30 de novembro de 2016

10 curiosidades surpreendentes sobre a Antártida, o continente gelado



Acredita-se que o continente antártico tenha surgido há 250 milhões de anos, surgido da desintegração do primitivo continente Gondwana.

Com 14 milhões de quilômetros quadrados, a Antártida é um dos maiores continentes da Terra. É também o menos populoso. Ela não tem população permanente, e a provisória raramente ultrapassa 4 mil pessoas durante o verão.

A temperatura média durante o verão é -10º C e durante o inverno pode chegar a -40º C. Aliás, você sabia que a temperatura mais baixa do planeta (-89,2º C) foi registrada no interior da Antártida?

Detalhe: a Antártida é mais fria do que o Ártico. Motivos: além de se localizar no extremo sul do planeta, o continente antártico é extremamente montanhoso.

Mais de 95% do território antártico está coberto de gelo. Em muitos pontos, a camada de gelo chega a 2 quilômetros de espessura. De tão espessa, ela baixou o leito rochoso antártico em 600 metros.

Você sabia que se todo o gelo antártico derretesse, o nível dos oceanos subiria 60 metros?

Além de ser o mais frio, a Antártida é o continente mais seco, ventoso e montanhoso da Terra.

Apesar de possuir a maior parte da água doce do mundo, a Antártida é um continente árido. Chove menos de 50 milímetros ao ano por lá, o mesmo que nas regiões mais secas do inóspito deserto do Saara.

Os ventos antárticos são constantes e inclementes, podendo chegar a mais de 300 quilômetros por hora.

Sete países reivindicam o território da Antártida. São eles: Argentina, Austrália, Chile, França, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido. Esses países concordaram em suspender essas reivindicações através do Tratado da Antártida, que abre o território à exploração científica internacional e determina o seu uso para fins pacíficos.

Veja outras curiosidades sobre o assunto em: Mais Que Curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário