quarta-feira, 9 de novembro de 2016

10 curiosidades super interessantes sobre os canhotos



Existem diversas teorias para explicar a existência de canhotos. Alguns pesquisadores afirmam que o principal fator está no ventre da mãe (a causa seria hormonal); outros juram que é um comportamento de origem genética (a mais aceita). Em 2007, cientistas descobriram um gene batizado de LRRTM1, o primeiro relacionado ao uso preferencial do lado esquerdo. Detalhe: a rainha Elizabeth, o príncipe Charles e o príncipe William são canhotos.

Os canhotos representam 10% da população mundial, o que equivale atualmente a um número nada desprezível de 700 milhões de pessoas.

Os canhotos não escrevem apenas com a mão esquerda. Eles podem não perceber, mas tem preferências maior pelo lado esquerdo.

Uma pesquisa da Universidade de Merrimack, nos EUA, divulgada no Brasil em 2010, sugeriu que as pessoas canhotas são mais sujeitas a variações de humor do que as destras.

Ninguém sabe o porquê, mas parece que mulheres mais velhas tem maiores chances de terem filhos canhotos.

Canhotos chegam a puberdade de 4 a 5 meses depois de destros.


Canhotos podem se sair extremamente bem em esportes como o hóquei no gelo (como atirador ou goleiro), futebol (por jogarem melhor no lado esquerdo do campo), esgrima (os melhores esgrimistas das olimpíadas de 1980 e 1984 era canhotos) e beisebol (na função de batedor contra um lançador destro).

Cientistas da Universidade Abertay, na Escócia, divulgaram um estudo que aponta os canhotos como mais envergonhados. Motivo: eles costumam se preocupar mais com seus erros e com as críticas que podem receber do que os destros.

13 de Agosto é Dia Internacional do Canhoto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário