quinta-feira, 24 de novembro de 2016

10 curiosidades sobre Batman, a série clássica



Batman surgiu em maio de 1939 pelas mãos do desenhista norte-americano Bob Kane. Nos primeiros rascunhos, Batman usava um uniforme vermelho e uma máscara parecida com a do Zorro. Ele só adotou o capuz pontudo e a capa por sugestão do cartunista Bill Finger.

O nome do personagem Bruce Wayne foi inspirado em duas personalidades históricas: Robert Bruce, que lutou contra os ingleses na Guerra de Independência da Escócia e Anthony Wayne, herói da Guerra de Independência norte-americana.

A série Batman estreou na TV norte-americana em 1966 e saiu do ar em 1968. Ao todo, foram 60 episódios com Adam West no papel do homem-morcego e Burt Ward como Robin.

Cesar Romero, o ator que interpretou o Coringa na TV, atuou no seriado Zorro no papel do tio de Don Diego. Ele era um grande amigo da cantora luso-brasileira Carmen Miranda.

Diversos astros de Hollywood manifestaram o desejo de participar da série - inclusive Frank Sinatra e Cary Grant - mas poucos conseguiram. Entre os que conseguiram estão Vincent Price, Zsa Zsa Gabor, Otto Preminger, Liberace e George Sanders.

No seriado clássico, Robin/Burt Ward fala "santa-alguma-coisa" mais de 340 vezes.

Ao todo, foram usadas 84 diferentes onomatopeias nas cenas de luta do seriado.

O vilão que mais atormentou Batman no seriado foi o Pinguin, com o total de 26 aparições.

O sucesso de Adam West como Batman foi tamanho que durante anos ele participou de eventos caracterizado como o personagem. Mas West acabou desistindo depois que foi convidado a participar de um evento como  homem-bala (ou morcego-bala).

Em 2006, um fã brasileiro lançou um livro chamado Soc! Pow! Crash!, em referência às onomatopeias usadas nas cenas de luta. O livro conta as histórias e curiosidades da série com Adam West e Burt Ward. No ano anterior, outro fã brasileiro lançou outro livro sobre o homem-morcego. Com o título Dicionário do Morcego, ele possui quase 1.500 verbetes utilizados na série clássica e nos filmes de Batman.

Veja outras curiosidades sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário