quarta-feira, 2 de novembro de 2016

10 informações que te levarão a acreditar que a Holanda é um país único



A Holanda é também chamada de Países Baixos (ou Nederlands, literalmente “Países Baixos”). Ela recebeu esse nome por causa das suas 12 províncias, os tais países.

O território holandês é extremamente plano (praticamente não possui montanhas), com o detalhe de que 40% do país fica abaixo do nível do mar.

Embora a capital seja Amsterdã, a sede do governo fica em Haia.

A Holanda é um dos países mais densamente povoados do mundo, com 450 habitantes por quilômetro quadrado. Quase metade da população vive em torno de três cidades: Amsterdã, Haia e Roterdã.

Os Países Baixos têm mais de 15 mil ciclovias e tantas bicicletas quanto habitantes.

O holandês é um povo extremamente liberal para os nossos padrões. O naturismo, o casamento gay, o uso de drogas controlado como a maconha, a eutanásia, o aborto e a prostituição são praticamente liberados (com ressalvas, é claro).

A Holanda é sede de cinco tribunais internacionais: o Tribunal Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados na cidade Haia, bem como a sede da agência da União Europeia de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de "capital legal do mundo".

O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

Por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Simples, o laranja é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português), da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Detalhe: o país é uma monarquia parlamentarista.

As cenouras são originariamente roxas e brancas. Adquiriu a cor laranja graças aos holandeses que, através de diversos cruzamentos, criaram a alaranjada para homenagear a família real do país.

Outra curiosidades sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário