domingo, 20 de novembro de 2016

10 curiosidades muito interessantes sobre as flores




A mais conhecida flor gigante é a Titan arum. Um único exemplar pode medir até 3 metros de altura. Popularmente chamada de flor-cadáver, a Titan desabrocha a cada seis ou nove anos. O apelido se justifica: ela possui um cheiro insuportável.

A planta que leva mais tempo para florir é a Corypha umbraculifera, uma espécie de palmeira hermafrodita do Sri Lanka, cuja florada ocorre a cada 80 anos.

Existem mais de 50 mil espécies de orquídeas em todo o mundo – só no Brasil são mais de 3 500 espécies.

Você sabia que a baunilha é extraída de uma orquídea do gênero Vanilla? E que é por isso que baunilha é chamada de vanilla em alguns países?

Sabia que foram encontrados fósseis de rosas de mais de 25 milhões de anos? As rosas, portanto, podem ser mais antigas do que a espécie humana.

O açafrão é um condimento preparado com um dos estigmas da flor Crocus sativus, espécie muito comum na Europa. É utilizado em diversos pratos salgados e doces. Para produzir somente 1 quilo de açafrão seco são necessárias 150 mil flores.

Uma das flores mais populares na Idade Média era a calêndula. Cultivada em hortas, ela era usada como corantes de caldos, manteiga, queijo e bolos. Por falar em flores comestíveis, confira algumas espécies que caem bem no prato (e no estômago): amores-perfeitos, begônias, rosas, jasmins, lavandas, petúnias, cravos e dentes de leão.

O maior produtor de tulipas do mundo é a Holanda. Embora seja símbolo do país, a tulipa é originário da Turquia e só chegou na Holanda no século XVI.

Num sábado, em São Paulo são vendidos 1,4 milhão de flores para enfeitar salões e igrejas. O mercado de casamentos paulista emprega por volta de 3 mil floristas.

Veja outras curiosidades sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário