domingo, 6 de novembro de 2016

10 curiosidades interessantes sobre um animal muito interessante: o rinoceronte

Os rinocerontes são os maiores animais terrestres depois dos elefantes e dos hipopótamos.

Existem diversas espécies de rinocerontes, algumas com dois e outras com apenas um chifre. Elas estão distribuídas nos continentes africano e asiático.

Embora sejam animais de hábitos solitários, os rinocerontes costumam formar pequenos núcleos.

A gestação dura 16 meses. Os filhotes nascem com 25 quilos e mamam até os dois anos de idade.

Os rinocerontes possuem audição e olfato superdesenvolvidos, mas visão um pouco precária. Para chegar perto de um animal desses sem ser atacado, só mesmo em absoluto silêncio e caminhando contra o vento.

Os machos de algumas espécies podem chegar aos 420 centímetros de comprimento e pesar até 3,5 toneladas. Apesar do tamanho, são animais bastante velozes.

Os chifres dos rinocerontes não são chifres, mas pêlos queratinizados, que formam várias camadas uns sobre os outros e endurecem. Detalhe: eles nunca param de crescer.

Considerados afrodisíacos e constituídos de poder medicinal na Ásia (dizem que cura até o câncer), os chifres dos rinocerontes são retirados e contrabandeados para diversos países daquele continente. Um quilo pode valer mais de 60 mil dólares no mercado negro.

Apesar de todas as medidas de proteção na África, onde estão concentrados 80% dos rinocerontes, a caça ilegal cresceu assustadoramente nos últimos anos. Mais de 440 rinocerontes foram mortos em 2011, contra apenas 13 em 2007.

As espécies mais ameaçadas são o rinoceronte-de-Sumatra, com menos de 200 indivíduos sobreviventes, e o rinoceronte-de-Java, com apenas 50.

Mais informações: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário