sábado, 19 de novembro de 2016

10 curiosidades desconhecidas sobre as aves de rapina



Rapinantes ou aves de rapina são aves carnívoras que, em geral, possuem garras fortes, bicos pontiagudos e recurvados e uma impressionante visão de longo alcance.

As rapinantes representam 10% das espécies de aves, com o detalhe de que a maior parte é encontrada na América Latina. Só no Brasil existem 83 espécies.

A menor ave de rapina do mundo é o falcãozinho asiático, do gênero Microhierax, que possui de 8 a 13 centímetros de comprimento. Os machos pesam cerca de 35 gramas.

O título de maior ave de rapina vai para o condor. A bem dizer, são duas espécies de condor: o condor-dos-andes e o condor-da-califórnia, ambos com 1,3 metro de comprimentos e com asas que podem atingir os 3 metros de envergadura.

A maior ave de rapina do Brasil é a harpia, com 1,15 metros e envergadura de 2,5 metros.

Você sabia que a harpia ganhou esse nome por causa do seu tamanho? Os primeiros exploradores da América batizaram a ave de harpia por que elas lembravam as monstruosas mulheres águias da mitologia grega.

As águias e falcões são usados em brasões desde a antiguidade. Atualmente, eles figuram nos brasões dos Estados Unidos, Albânia, Alemanha, Panamá, Áustria, Romênia, México e Rússia, só para citar alguns países.

Com uma visão mais aguçada do que a humana, as aves de rapina são capazes de enxergar uma presa a quilômetros de distância.

A ave de rapina mais veloz do mundo é o gavião-real. Quando desce em alta velocidade, prestes a capturar a presa – pombos, por exemplo –, ele atinge a marca de 250 quilômetros por hora. O choque é suficiente para matar a presa antes dela cair no chão.

Uma das aves de rapina mais curiosas é o quebra-ossos. Ele espera que as aves carniceiras devorem as carcaças dos animais mortos para engolir os restos. O tamanho dos ossos não é problema. O quebra-ossos atira-os ao solo durante voo e depois engole os pedaços.

As corujas não contam apenas com a visão apurada para caçar, mas com uma audição extremamente eficiente. O detalhe em relação à visão é que elas não enxergam cores. Outro detalhe: como possuem olhos frontais, não tem uma visão global do ambiente.

Veja mais informações sobre esse assunto em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário