sexta-feira, 11 de novembro de 2016

10 coisas que você precisava saber sobre a Irlanda



A Irlanda adotou o inglês como língua oficial, apesar de boa parte da população falar o irlandês, também conhecido como gaélico irlandês ou apenas gaélico.
 
Os sobrenomes costumam seguir o nome do patriarca na maioria dos países. É o caso do sufixo russo “ov” (que significa “de” ) e do grego “poulos” (cujo significado é “filho de”). Na Escócia e na Irlanda são comuns os sobrenomes com MC ou Mac (“de”). Exemplo: Paul McDonald (ou “Paul de Donald”).

O Halloween/Dia das Bruxas é festejado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, entre outros países. Os irlandeses costumam acender fogueiras nesse dia. Assim como o Halloween, a tradição das fogueiras tem origem celta.

Um dos santos padroeiros do país é Saint Patrick (São Patrício). Comemorado em 17 de março, o St. Patrick’s Day é feriado na Irlanda. Aliás, também é feriado em cidades com forte presença de imigrantes irlandeses e descendentes, como Nova York.

Por falar em feriado, você sabia que existe na Irlanda um feriado chamado Bloomsday, comemorado em 16 de junho? O Bloomsday foi criado com a intenção de homenagear o livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. É o único feriado em todo mundo dedicado a um livro.

A ilha onde fica a Irlanda e a Irlanda do Norte é a terceira maior ilha da Europa. É muito conhecida por seus campos verdes. Aliás, uma das canções mais conhecidas de lá chama-se Thirteen Shades of Green (algo como “Treze Tonalidades de Verde”), uma menção a esses campos.

Dublin, capital da Irlanda, é também a capital dos pubs. Existem mais de mil pubs por lá. O único problema é que não dá para varar a noite bebendo. Os pubs fecham às 3h da madrugada em ponto.

Dublin já foi chamada de Capital Europeia do Entretenimento. De fato, o que não falta na cidade são opções de lazer. O único problema é que chove muito por lá e o clima é, digamos, “frio demais” para os brasileiros.

Os maiores consumidores de cerveja per capita do mundo são os tchecos, seguidos dos irlandeses, alemães, australianos e austríacos. A cerveja irlandesa mais conhecida é a Guiness. 

Embora faça parte do Reino Unido juntamente com Inglaterra, País de Gales e Escócia, a Irlanda do Norte não fica na ilha da Grã-Bretanha. Como o próprio nome sugere, ela se localiza ao norte da ilha da Irlanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário