terça-feira, 8 de novembro de 2016

10 coisas que você devia saber sobre a cachaça



É provável que a palavra cachaça tenha origem no espanhol cachaza, nome dado ao vinho de borra.

Existem inúmeras variedades de cana-de-açúcar, entre as quais a crioula, a caiana, a amarelinha, a caninha (usada principalmente na produção de cachaça), a prata e a rainha.

Foram os árabes os criadores do equipamento para destilação usados até hoje nas fábricas artesanais. O curioso é que o islã, religião seguida pela imensa maioria dos árabes, proíbe o consumo de álcool.

A popularidade da cachaça já era grande no Brasil colônia. Os nativos preferiam a bebida nacional em detrimento do vinho “made in Portugal”. Isso obrigou o rei português Dom João IV a assinar uma lei proibindo o consumo da cachaça na colônia. Agora, uma pergunta: você acha que a lei pegou?

O maior importador de cachaça é a Alemanha. Os alemães importam 1/3 da produção brasileira.

Existem mais de 40 mil produtores e mais de 4 mil marcas de cachaça no Brasil.

Os Estados campeões na produção de cachaça são Paraíba, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Já os maiores consumidores da bebida são São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.


Algumas marcas de cachaça artesanal: Artista, Boazinha, Caninha da Roça, Carnaval, Donzela, Famosinha de Minas, Gostosa, Lá de Minas, Marimbondo, Mistura Fina, Nabunda, Olho D’Água, Primeira Dama, Rapariga, Recordações de 40, Rumo Certo, Supimpa, Véio de Minas.

Existem centenas de apelidos e nomes para se referir à cachaça: pinga, brideira, azuladinha, branquinha, brasileira, boa, danada, espírito, elixir, homeopatia, imaculada, limpa, lisa, malvada, perigosa, preciosa, pura purinha, remédio, teimosa etc.

Misturada ao gengibre e outros ingredientes, a cachaça deu origem ao quentão. Misturada com limão, gelo e açúcar, deu origem à caipirinha.

Veja outras curiosidades em: Mais Que Curiosidades

2 comentários:

  1. boa tarde, gostaria de saber se ainda é fabricada a cachaça "Recordações de 1940", e se há como adquirí-la fora de Recife-PE

    ResponderExcluir