quinta-feira, 27 de outubro de 2016

10 pequenas informações e grandes curiosidades sobre o Peru



Ainda não há um consenso sobre a origem da palavra Peru. Uma das teorias mais difundidas diz que ao chegar naquelas terras, os espanhóis perguntaram aos nativos qual o nome do lugar, e ouviram como reposta: “Biru”. O nome pegou, mas o detalhe é que “biru” significa “não entendo”.

Grande parte da população fala quíchua (ou quechua) e aimará, mas o idioma dominante é o espanhol.

A população peruana é formada por ameríndios, europeus, negros e, em menor grau, árabes e japoneses. A maior parte é descendente de ameríndios e europeus.

Quando chegaram no território do atual Peru, os colonizadores europeus encontraram uma população de quase 10 milhões de indígenas. O problema foi que vírus, bactérias e escravidão vieram de carona e, como consequência, reduziram os nativos a apenas 600 mil pessoas em 100 anos.

Você sabia que existe um estado peruano com o mesmo nome de um brasileiro? É o estado do Amazonas, localizado na fronteira com o Equador.

E sabia que a moeda peruana é chamada de Novo Sol (Nuevo Sol)?

Pela sua variedade de ingredientes e por seu irresistível sabor, a culinária peruana é uma das que mais despertam a atenção do mundo. O prato peruano mais famoso é o ceviche.

A faixa litorânea do Peru é árida, contrastando com os Andes ao centro e com a floresta amazônica a leste. O clima extremamente seco fez com que corpos da era pré-colombiana fossem mumificados naturalmente.

A fim de pegar uma praia no Peru? Esqueça! Vindas da Antártida, as correntes marinhas que banham a costa peruana são extremamente geladas. O curioso é que, ao largo dela estão o litoral sul do Peru e Norte do Chile, a região mais seca do mundo.

Querendo comprar uma malha de lhama? Prefira as de alpaca, que tem uma qualidade melhor e são menos ásperas. Elas são facilmente encontradas no Peru e em outros países andinos.

Mais informações: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário