segunda-feira, 24 de outubro de 2016

10 números e fatos curiosos sobre os oceanos



O maior oceano é o Pacífico, que possui mais da metade da água marinha do planeta. Com 180 milhões de quilômetros quadrados, o Pacífico cobre quase um terço da superfície terrestre.

O oceano Pacífico tem 707,5 quilômetros de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3 mil metros; é o oceano com maior profundidade média (cerca de 4.300 metros) e onde se localizam as maiores fossas submarinas.

A maior profundidade já registrada nos oceanos encontra-se na Fossa das Marianas (próximo às Filipinas) com 10.920 metros abaixo do nível do mar.

O oceano Índico está em segundo lugar no quesito profundidade. Em média, 60% de sua superfície correspondem a profundidades entre 4 mil e 6 mil metros.

A maior cadeia de montanhas do mundo fica no oceano Atlântico. Infelizmente não podemos vê-la por que ela é totalmente submersa. Essas montanhas são por muitos chamadas de Dorsal Atlântica.

O menor oceano é o Ártico, que é cerca de 13 vezes menor do que o Pacífico e contém somente 1% da água marinha da Terra.

Os oceanos e mares tem, em média, de 3,3% a 3,7% de sal (a quantidade varia de mar para mar). Os oceanos menos salgado são o Ártico e o Antártico. Já o mar mais salgado é o mar Morto, com salinidade de 25%.

O comprimento das linhas costeiras do mundo é de cerca de 504 mil quilômetros, o suficiente para dar 12 voltas na linha do Equador.

A maior parte do oxigênio da Terra é produzido não pelas árvores, mas pelas algas marinhas.

A origem do nome dos oceanos:
Atlântico - vem de Atlas, filho de Netuno, o deus dos mares. Atlas sustentava a Terra sob suas costas.
Pacífico - em 1520, Fernão de Magalhães, navegador português, batizou o oceano com esse nome por considerá-lo mais calmo. A verdade, porém é que o Pacífico não tem nada de pacífico. Ele é mais perigoso do que o Atlântico.
Índico : recebeu o nome dos litorais que banha, da Índia e Indonésia.
Ártico :  o nome vem da palavra grega "arctos" que significa "urso". Já o oceano próximo ao polo sul denomina-se Antártico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário