segunda-feira, 10 de outubro de 2016

10 interessantes curiosidades sobre as baleias


Existem cerca de 40 espécies de baleias. As mais comuns são: baleia-azul, baleia-minke, cachalote, fin, cinzenta, bride e franca do norte. Um detalhe: destas, 34 costumam ser vistas na costa do Brasil.

As baleias mais ameaçadas de extinção são: baleia-azul, franca do norte, cinza e cabeça redonda.

O maior animal da face da Terra é a baleia-azul, que pode chegar a 33 metros de comprimento e 180 toneladas de peso.

A espécie mais numerosa é a baleia-minke, com cerca de 900 mil indivíduos, que habitam todos os oceanos do planeta.

A baleia cachalote é capaz de mergulhar a até 1.000 metros de profundidade para capturar seu alimento predileto, a lula gigante. E, imagine, ela também consegue permanecer 75 minutos sem subir para respirar.

O animal que produz mais leite é a baleia. Uma fêmea produz diariamente 600 litros de leite. Um bebê é capaz de mamar 500 litros.

O mamífero com maior ciclo migratório do mundo é a baleia jubarte. Ela é capaz de sair dos mares gelados da Antártida para se reproduzir nas águas quentes da costa da América Central.

As orcas não são baleias e, sim, uma espécie gigante de golfinho. Outro animal comumente confundido com uma baleia é a falsa orca, também da família dos golfinhos (Delphinidae).

Os cientistas que projetaram e enviaram as sondas Voyager para além das fronteiras do Sistema Solar, gravaram diversos sons da Terra e os colocaram nas naves. Um desses sons é o canto das baleias.

Em 2007, uma baleia foi encontrada encalhada num banco de areia do rio Tapajós, no estado do Pará, a cerca de 1000 quilômetros do mar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário