terça-feira, 18 de outubro de 2016

10 informações peculiares e fatos curiosos sobre a Inglaterra



O nome Inglaterra vem de “Eng Land” (England), que significa “Terra dos Anglos”. Para quem não sabe, os anglos foram uma das tribos do grupo germânico que ocuparam a parte sul da ilha da Britânia no final da dominação romana.

A população da Inglaterra é uma das mais heterogêneas do mundo. Os primeiros ingleses, no entanto, nasceram da união de povos como anglos, saxões, bretões e frísios, entre outros.

A Inglaterra corresponde à maior parte do Reino Unido. Fica ao leste do País de Gales e sul da Escócia. Sua população é de 52 milhões de habitantes, a maior do reino.

A chefe de Estado é a Rainha Elizabeth II do Reino Unido e de governo, o primeiro-ministro David Cameron (ano de 2 015).

O idioma inglês é o terceiro mais falado do mundo, perdendo apenas para o mandarim e o hindi. Mas, se levarmos em conta as pessoas que tem o inglês como segundo idioma, ele é, com folga, a segunda língua mais falada.

As pessoas fazem confusão entre as bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido. A da Inglaterra consiste numa bandeira branca com a cruz de São Jorge (imagem acima). A do Reino Unido funde as cruzes das bandeiras dos países que dele fazem parte.

Londres é a capital da Inglaterra (e da própria Grã-Bretanha). É também a cidade mais populosa, com mais de 7 milhões de habitantes.

Os ingleses são o povo que mais consome chá no mundo. Só para se ter uma ideia, eles consomem 22 vezes mais chá do que os norte-americanos. Eles não só gostam de misturar leite ao chá, como apreciam molhar biscoitos no líquido antes de comê-los.

Criado em 1860 por um imigrante judeu, o “fish and chips” (peixe com batata frita) é atualmente o prato mais tradicional da Inglaterra.

Assim como em todo o Reino Unido (e em países como Austrália e Japão), o trânsito inglês flui na direção contrária ao nosso e o volante fica no lado direito dos automóveis.

O Reino Unido é representado nas Copas do Mundo por quatro seleções: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Já nos jogos olímpicos, é representado por apenas uma comissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário