quarta-feira, 5 de outubro de 2016

10 fatos formidáveis sobre a vida e as idéias de Albert Einstein


Albert Einstein (1879-1955) não falou uma única palavra até os três anos de idade. Com nove anos, apresentava tanta dificuldade para se expressar que seus pais temeram que tivesse algum problema mental.

Quando divulgou a teoria que o tornaria célebre, Einstein era um jovem de apenas 26 anos de idade.

Einstein foi eleito por 100 renomados físicos do mundo como o mais memorável físico de todos os tempos.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 1992 elegeu Thomas Edison (o inventor da lâmpada elétrica) e Albert Einstein como os maiores cientistas do milênio.

Em viagem à Palestina, Einstein (que, como todos sabem, foi um grande pacifista) propôs a criação de um Estado no molde suíço, onde judeus e muçulmanos dividiriam o mesmo território.

Com a ascensão de Adolf Hitler ao poder e com a crescente popularidade do nazismo, Einstein deixou a Alemanha e se refugiou nos Estados Unidos, onde morou até a morte.

Einstein recebeu o prêmio Nobel de Física de 1922. O interessante é que ele não faturou o prêmio por causa da sua famosa Teoria da Relatividade, mas por seus estudos sobre o efeito fotoelétrico (processo pelo qual a luz rouba elétrons dos átomos).

Segundo Einstein, quanto maior a gravidade, mais lento o tempo se torna. O tempo pode até congelar. Onde? Nos buracos negros, onde a atração gravitacional é de tal intensidade que o tempo e o espaço simplesmente deixam de existir.

Ainda de acordo com a Teoria da Relatividade, o tempo passa mais devagar para uma pessoa que está numa espaçonave viajando na velocidade da luz do que para outra pessoa que está estacionada na Terra.

Uma última curiosidade: a foto em que Einstein mostra a língua foi tirada em 14 de março de 1951, quando o cientista completava 72 anos. O autor foi um fotógrafo da agência de notícias United Press Internacional (UPI), que pediu que Einstein sorrisse. Bem-humorado, ele acabou mostrando a língua e… assim ficou! 

Mais informações: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário