terça-feira, 4 de outubro de 2016

10 fatos desconhecidos e curiosos sobre os vulcões



 A palavra vulcão vem de Vulcano, o deus do fogo na mitologia romana.

Estima-se que existam mais de 500 vulcões ativos no mundo.

O maior vulcão do mundo é o Mauna Loa, no Havaí, com mais de 12 mil metros de altura.

A atividade de alguns vulcões é maior do que a de outros. Os vulcões mais ativos do mundo atualmente são o Stromboli (na Itália), o Etna (também na Itália), o Izalco (em El Salvador), Cotopaxi (Equador) e Kilauea (Havaí, Estados Unidos).

A temperatura da lava de um vulcão pode chegar a 2.000º C.

O mais antigo vulcão extinto do mundo fica na região amazônica. Sua idade? Quase dois bilhões de anos.

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, está localizada sobre a cratera de um vulcão extinto que desmoronou.

A maior erupção vulcânica registrada pela humanidade ocorreu no Alasca em 1912. O vulcão Katmai expeliu uma nuvem de cinzas e gases tóxicos gigantescos, suficientes para escurecer tudo num raio de 200 Km.

O país mais sujeito a erupções vulcânicas do mundo é a Indonésia. São 130 vulcões ao todo. Alguns dos vulcões mais conhecidos da história estão em território indonésio, caso do Krakatoa, cuja erupção em 1883 matou mais de 36 mil pessoas.

A maior parte da atividade vulcânica ocorre nas bordas das chamadas placas tectônicas – as subdivisiões que separam a terra em crostas que se aproximam ou se afastam lentamente, provocando terremotos e mudanças na geologia do planeta.

Os vulcões estão distribuídos por todo o planeta, mas a maioria se localiza no chamado Anel de Fogo do Pacífico. Essa é também uma das regiões mais sujeitas a terremotos no mundo.

Uma das mais conhecidas erupções vulcânicas da história foi ao do Vesúvio, que soterrou a cidade de Pompéia no ano 79 d.C.. Pompéia só foi redescoberta em 1738.

Mais informações: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário