domingo, 9 de outubro de 2016

10 fatos curiosos sobre o petróleo


A palavra petróleo originou-se do grego “petros”, que significa pedra, e do latim “oleum”, que quer dizer óleo. Petróleo significa, poranto, “óleo de pedra”.

O primeiro poço de petróleo da história foi  construído pelos chineses no ano 347 a.C. (isso mesmo, antes de Cristo!!)

O petróleo é um velho conhecido da humanidade. O piche, por exemplo, chegou ser usado na Mesopotâmia como argamassa de prédio e reza a lenda de que Noé teria usado o mesmo material para selar a arca.

A ideia corrente é a de que o petróleo é fruto da decomposição de seres vivos (matéria orgânica), mas há outra hipótese bastante difundida: ele foi formado por depósitos de carbono que remontam a formação da Terra.

As primeiras referências da exploração de petróleo no Brasil datam de 1 858, mas o primeiro campo “comercial” só foi descoberto em 1 941.

Atualmente, são explorados quase 9 500 poços de petróleo no Brasil.

Até a descoberta do petróleo do pré-sal, o poço mais profundo do Brasil tinha em torno de 1 850 metros de profundidade. No pré-sal, eles podem chegar a 7 000 metros.

O maior produtor do mundo é a Arábia Saudita.

São extraídas 6 mil toneladas de petróleo cru por minuto no mundo.

Entre os produtos que tem o petróleo como matéria-prima estão: gasolina, asfalto, querosene, solventes, óleo lubrificante, querosene de aviação, parafina, pneu e plástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário