domingo, 2 de outubro de 2016

10 fatos curiosos sobre Cuba



Cuba não se resume a uma única ilha, mas a um arquipélago formado por mais de 1.500 ilhas. As maiores são a Ilha de Cuba e a Ilha da Juventude.

A população atual de Cuba é de 11 milhões de habitantes, sendo 65% brancos, 10% negros e 25% mulatos.

As cinco maiores cidades cubanas são Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara. Havana é uma metrópole com mais de dois milhões de habitantes – o que representa 1/5 da população do país.

Cuba é atualmente um país socialista de partido único e sem eleições diretas. O país foi governado por Fidel Castro até 2008 quando, por motivos de saúde, ele renunciou e foi substituído pelo seu irmão Raúl Castro.

Até a sua saída de cena em 2008, Castro era Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista, Chefe de Governo, Chefe de Estado e Presidente da República.

Embora seja ateu, o Estado cubano aceita a liberdade religiosa. O interessante é que 17% da população é adepta da santeria, uma religião de origem africana parecida com o nosso candomblé.

A educação e a saúde são totalmente gratuitos. O sistema de saúde cubano é um dos melhores das Américas. Doenças como tétano, coqueluche, sarampo, hepatite B, poliomielite e difteria são quase desconhecidas da população local.

A expectativa de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. As pessoas vivem em média 75 anos.

O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atletismo também são extremamente populares. Cuba é uma potência esportiva mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olimpíadas do que o Brasil.

Produzida a partir do melaço de cana-de-açúcar, o rum é a bebida típica do país. Com ele, pode-se preparar drinques famosos como Cuba Libre, Mojito, Daiquirí, Mulata, Havana Special, Piña Colada, entre outros.

Mais informações: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário