sexta-feira, 21 de outubro de 2016

10 dados estatísticos e curiosidades sobre a Alemanha que vão interessa-lo



Com 82 milhões de habitantes, a Alemanha é o país mais populoso da União Europeia. A cidade com maior número de habitantes é a capital, Berlim, com 3,5 milhões de pessoas.

Em torno de 19% da população alemã é constituída de imigrantes ou de alemães com um dos pais nascidos no estrangeiro. Os maiores grupos são turcos, italianos, sérvios, russos, gregos, árabes e poloneses.

Existem colônias de imigrantes alemães e/ou descendentes nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina e até na Namíbia. Os países com maior concentração de descendentes de alemães são, pela ordem, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

A língua alemã é falada por quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Os países que falam alemão são Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Liechtenstein e Suíça. Existe também um grande número de falantes da língua na Polônia, Rússia, Eslováquia, Dinamarca, Namíbia, França e Itália.

A Alemanha é a quarta maior economia e o terceiro maior exportador do mundo. Os alemães eram os maiores exportadores até recentemente, quando foram ultrapassados pela China.

As religiões com maior número de adeptos são: luteranismo, catolicismo, judaísmo e islamismo (a maioria dos muçulmanos é descendente de imigrantes turcos e árabes). Cerca de ¼ da população alemã se declara ateia ou não-religiosa.

Os alemães são um dos maiores consumidores per capita de cerveja do mundo (dizem que atrás somente do tchecos). Cada cidadão consome, em média, 112 litros da bebida por ano. As variedades de cerveja mais comuns por lá são: Helles, Weizen, Kölsch, Alt, Pilsner, Export e Bockbier. Um detalhe: existem mais de 1.200 cervejarias ativas e  .000 marcas no país.

Os alemães também são grandes consumidores de pães. Só para se ter uma ideia, existem 400 variedades de pães e 1.200 tipos de pãezinhos no país.

A Alemanha foi um dos últimos países europeus a se unificar. O Estado-Nação que hoje conhecemos como Alemanha surgiu somente em 1871.

Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois países: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (comunista). A capital da Alemanha Ocidental era Bonn e da Alemanha Oriental, Berlim. A reunificação alemã ocorreu no ano de 1990, pouco tempo depois da queda do Muro de Berlim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário