domingo, 9 de outubro de 2016

10 dados estatísticos e curiosidades impressionantes sobre a Índia



A Índia tornou-se independente da Grã-Bretanha na década de 1940. Logo após, dividiu-se entre a República da Índia e República Islâmica do Paquistão. Ambas são rivais desde essa época e já chegaram a travar quatro guerras pelo controle da região fronteiriça da Caxemira.

A Índia possui 1,3 bilhão de habitantes, o que faz dela o segundo país mais populoso do mundo, atrás apenas da China (dados de 2 016).

O território indiano é dividido em 28 estados e 7 territórios federais, sendo Uttar Pradesh o estado mais populoso, com 186 milhões habitantes.

A Constituição indiana reconhece 744 tribos distintas no país. As línguas e dialetos somam mais de 400.

As línguas oficiais são o hindi e outros 18 idiomas. A porcentagem de indianos que dominam o inglês é bastante considerável.

O hinduísmo é a religião mais popular do país, seguido por 81,5% dos indianos. A segunda com maior número de adeptos é o islamismo, com 12,2%.

A Índia é a quarta maior potência militar do planeta, com 1,3 milhão de pessoas prontas para a guerra. O governo gasta cerca de 38 bilhões de dólares com defesa.

A maior democracia do mundo é a Índia. A cada eleição, cerca de 815 milhões de pessoas vão para as urnas.

A previsão é de que, em 2050, a Índia seja o país mais populoso da Terra, com cerca de 1,6 bilhão de pessoas.

Em Madras e Bombaim, são feitos mais filmes do que em Hollywood. A produtiva indústria cinematográfica indiana é conhecida no mundo todo como “Bollywood” (junção de Bombaim com Hollywood). Lembrete: Bombaim é chamada atualmente de Mumbai. Acredite se quiser, mas Bollywood chega a vender cerca de 3 bilhões de ingressos de cinema por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário