quarta-feira, 19 de outubro de 2016

10 curiosidades sobre a vida e o legado de Martin Luther King


O líder negro norte-americano Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, e morreu em 4 de abril de 1968, em Memphis.

Seu nome original ao nascer era Michael. Só mais tarde seu pai alterou o nome para Martin.

Com inteligência acima da média, Luther King ingressou na universidade com apenas 15 anos de idade.

Em 14 de outubro de 1964, King recebeu o prêmio Nobel da paz pela luta contra a segregação racial nos Estados Unidos através da não-violência.

Martin Luther King foi um dos principais líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, que visava a igualdade racial e o fim do preconceito contra a comunidade afro-americana. O principal evento associado ao movimento foi a Marcha Sobre Washington, quando mais 250 mil pessoas se reuniram num protesto na capital norte-americana. Foi nessa ocasião que King proferiu o seu famoso discurso I Have a Dream.

O idealizador da Marcha Sobre Washington não foi Martin Luther King, mas o sindicalista negro A. Philip Randolph. Uma observação interessante: ele tentava organizar esse protesto desde 1941.

A frase I Have a Dream só foi dita no décimo-nono parágrafo do seu famoso discurso.

Dizem que ao saber do assassinato do presidente John Kennedy, em 1963, King teria dito a um amigo: "É o que vai acontecer comigo. Esta sociedade está doente". Foi uma espécie de pressentimento que acabou por se tornar realidade.

Oficializado pelo ex-presidente Ronald Reagan, o Dia de Martin Luther King é celebrado na terceira segunda-feira do mês de janeiro. É um feriado dedicado à memória de King e à luta da população de origem africana contra a segregação racial.

Existem mais de 700 logradouros com o nome Martin Luther King só nos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário