sábado, 29 de outubro de 2016

10 curiosidades sobre a Via Láctea, a nossa galáxia



A Via Láctea é ao lado das vizinhas Andrômeda, Pequena Nuvem de Magalhães e Grande Nuvem de Magalhães parte de um aglomerado de 30 galáxias chamado Grupo Local.

No total, a Via Láctea possui seis braços. Eles foram batizados de Norma, Perseu, Sagitário, Scutum-Crux, Cygnus e Órion.

A parte mais espessa da galáxia é o centro, formado quase que totalmente por estrelas velhas, com idade entre 10 e 13 bilhões de anos.

Ela possui diâmetro de 100 mil anos-luz, que corresponde à metade da distância da Terra à vizinha Grande Nuvem de Magalhães.

Se fôssemos conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 quilômetros por hora, levaríamos cerca de 221 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.

A Via Láctea possui cerca de 200 bilhões de estrelas. Se metade delas possui planetas (em torno de quatro por estrela), presume-se que a galáxia contenha 400 bilhões de planetas.

Nós só conseguimos enxergar 15 mil estrelas a olho nu, o que não dá nem 0,5% das estrelas da galáxia.

O Sistema Solar fica a 30 mil anos-luz ou 285 quatrilhões de quilômetros do centro da Via Láctea.

O sol leva 250 milhões de anos para dar uma volta completa na Via Láctea. Desde o surgimento da galáxia, há cerca de 13,7 bilhões de anos, ele deu somente 54 voltas.

Uma viagem só de ida a Alpha-Centauri, a estrela mais próxima do Sol levaria 70 mil anos.

Veja mais informações em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário