segunda-feira, 31 de outubro de 2016

10 curiosidades sobre Portugal que você precisa saber



O Reino de Portugal foi criado em 1143, com fronteiras definidas em 1249, o que faz de Portugal o Estado-Nação mais antigo da Europa.

Em 1 543, os portugueses chegaram à ilha de Tanegashima, tornando-se o primeiro povo europeu a estabelecer contato com o Japão. Eles deixaram fortes influências na língua, na culinária e até nas técnicas metalúrgicas japonesas.

Algumas palavras japonesas de origem portuguesa: botan (botão), buranco (balanço), joro (jarro), juban (gibão), karuta (carta), kappa (capa), konpeito (confeito), kirisutan (cristão), oranda (Holanda), orugan (órgão), pan (pão), shabon (sabão) e tabako (tabaco).

Não se sabe se é lenda ou verdade, mas dizem que o famoso chá da cinco foi introduzido na Inglaterra por uma monarca de origem portuguesa: Dona Catarina de Bragança. Aliás, também é muito difundida a história de que o bairro nova-iorquino do Queens recebeu esse nome em homenagem a mesma Dona Catarina.

As primeiras habitações da cidade do Porto surgiram aproximadamente em 800  antes de
Cristo. O Porto foi, durante um bom tempo, chamado de Cale e, mais tarde, de Portucale. Vem daí o nome Portugal.

Você sabia que em Lisboa um museu totalmente dedicado ao azulejo? O museu mais visitado de Portugal, no entanto, é o Museu Nacional dos Coches, uma instituição voltada para os transportes à tração animal, especialmente carroças e carruagens. 

Todo o mundo sabe que o sobrenome Silva veio de terras portuguesas. O que poucos imaginam é que ele é mais antigo do que Portugal. O sobrenome surgiu no tempo do Império Romano e denominava os habitantes das regiões de matas ou florestas (“silva”, em latim – o mesmo que selva). Mas por que existem tantos Silva no Brasil? Por três motivos: é muito usado em Portugal, muitos portugueses adotaram o Silva quando vieram para cá (provavelmente para manter o anonimato) e o sobrenome foi dado a milhares de escravos que foram trazidos para o Brasil.

Existe uma forte suspeita de que os portugueses tenham descoberto o Brasil em data anterior a 1 500. Da mesma forma, existem suspeitas de que espanhóis e franceses também tenham passado por aqui antes de Cabral.

Assim como o samba está para o Brasil, o fado está para Portugal. Considerado música típica do país, o fado é cantado por uma só pessoa acompanhada de um instrumento. A palavra fado significa “destino” (do latim “fatum”) e tem a mesma origem da palavra fada.

Manuel e Joaquim estão longe, muito longe de serem os nomes mais registrados em Portugal. Os nomes de meninos mais comuns em terras portuguesas são Miguel e João.

Mais informações sobre Portugal: Mais QueCuriosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário