sexta-feira, 7 de outubro de 2016

10 curiosidades sobre o irresistível livro O Pequeno Príncipe


O livro O Pequeno Príncipe foi escrito pelo francês Antoine Marie Jean-Baptiste Roger, mais conhecido como Antoine de Saint-Exupéry.

Além de O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry escreveu Correio do Sul (1926), Voo Noturno (1931), Terra dos Homens (1939) e Piloto de Guerra (1942). Detalhe: quase toda a sua obra foi inspirada na experiência como aviador.

Antoine de Saint-Exupéry faleceu aos 43 anos durante uma missão aérea. Seu avião desapareceu depois de partir da ilha da Córsega. Os restos da aeronave só foram encontrados décadas depois. O corpo do piloto nunca foi achado.

Acredite se quiser, mas apesar do autor ser francês, O Pequeno Príncipe foi publicado inicialmente nos Estados Unidos. Ele foi escrito durante um exílio do autor nesse país.

As ilustrações do livro original foram feitas pelo próprio Saint-Exupéry. Por sinal, são as mesmas ilustrações da edição publicada durante décadas no Brasil pela editora Agir.

A aparência do principezinho nessa ilustrações pode ter sido inspirada no próprio autor, que tinha cabelos loiros e encaracolados na infância. Por sinal, o pequeno Antoine Marie era chamado por amigos e familiares de Rei Sol.

Com versões em 243 línguas e dialetos, O Pequeno Príncipe é a terceira obra literária mais traduzida do mundo.

Ele foi considerado na França como o melhor livro do século XX. É também o livro mais lido em língua francesa.

O Pequeno Príncipe inspirou empresários japoneses a erguer um museu totalmente dedicado ao personagem. Ao nele ingressarem, os visitantes poderão conhecer o asteroide B612 e a praça do acendedor de lampiões, além de um restaurante alusivo ao livro.

Na França, existe um parque de diversões d’O Pequeno Príncipe. Além de conhecer o asteroide B612, os visitantes podem curtir um trampolim gigante, fazer passeios de balões e até conhecer um modelo de avião idêntico ao utilizado por Saint-Exupéry durante a carreira de aviador.

Fonte: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário